A cachaça de Januária se confunde com a própria história da cachaça e do Brasil. No primeiro século do descobrimento do Brasil, os portugueses introduziram a cana-de-açúcar e, por consequência, veio a produção de cachaça na baixada santista e no norte do estado do Rio de Janeiro, com destaque às cidades de Angra dos Reis e Paraty. Esta última, consolidou-se em pouco espaço de tempo, no principal polo produtivo de cachaça do Brasil.
Com o descobrimento do ouro em Minas Gerais pelos bandeirantes, principalmente nas cidades de Ouro Preto e Mariana, fez-se imperativo e necessário trazer de Paraty este já conhecido e tão apreciado destilado. O transporte era realizado em dois barris de madeira atrelado sobre o lombo dos burros, e a demora da viagem acabava por propiciar o envelhecimento da bebida. Foi a partir deste momento que descobriram que envelhecer a cachaça em barris ou dornas de madeira tornava a cachaça um produto de sabor superior e sem igual.
Estes destemidos e intrépidos bandeirantes não se contiveram com a proeza já realizada, e resolveram seguir rumo ao nordeste brasileiro, margeando os caminhos sinuosos e embrutecidos do rio São Francisco e se fixaram nos estados de Pernambuco e Bahia, com o objetivo de plantar a cana-de-açúcar e implementar a produção em alta escala, do açúcar brasileiro e exporta-lo para a Europa, ávida para a obtenção de tão preciosa iguaria.
Com o passar do tempo, comerciantes e criadores de gado desceram de Pernambuco pelas margens do rio São Francisco, em busca de compradores para seus rebanhos. A certa altura de sua jornada, depararam com uma região paradisíaca, desenhada pelos contornos graciosos, incomuns e disformes de suas montanhas, pelas verdejantes matas amparadas pela abundancia e beleza das águas do rio São Francisco e pela vastidão de terras férteis. Resolveram se fixarem ali, em Januária, e produzir a melhor cachaça que o Brasil e os brasileiros puderam conhecer e apreciar. Graduação alcoólica 43%vol. Conteúdo 600ml. Cachaça mineira.
Código: 7827 | EAN: 7896469900097
O que os clientes dizem